Avaliamos os prós e os contras de cada um dos tipos de absorventes e protetores para seios e ao final chegamos a algumas informações e conclusões importantes. 

As lactantes aqui da Baby Central utilizaram durante o período de 10 meses tanto os absorventes descartáveis quanto os absorventes laváveis em algodão. Conseguimos concluir foi que ambos funcionam muito bem, mas se utilizados de forma correta e no momento correto da amamentação. 

Nos primeiros meses de aleitamento o corpo da mamãe está se adaptando a demanda do bebê o que faz com que ele produza uma quantidade de leite variável durante o dia. Parecendo descontrolada as vezes, esta produção chega a vazar em determinados momentos, podendo constranger a mamãe com manchas indesejáveis na roupa, na hora errada. Os absorventes têm o propósito de evitar estes embaraços. 

Não se preocupe aliás! O seu corpo é superinteligente e vai estabilizar a produção! 

Absorvente Descartável 

Este absorvente à primeira vista pode parecer uma alternativa muito cara se comparada a uma alternativa em que se pode reutilizar várias vezes e indefinidamente, porém não é bem assim, o absorvente descartável tem o seu momento de ser utilizado. No início do período de aleitamento a produção de leite é realmente errática. Tem horas que não vem quase nada de leite e há horas que parece que seu seio irá explodir. É comum neste momento que o peito vaze leite, algumas vezes vaza muito leite, muito mesmo. A ponto de parecer que você deixou cair um copo de água na blusa sem perceber. 

O absorvente descartável é o mais indicado para esta fase pois tem um poder de absorção até 6 vezes maior que o absorvente de algodão lavável. Ele tem o poder de absorver até mais ou menos uns 60 ml de leite, o que dependendo da produção da mamãe, pode chegar a umas 6 horas de proteção. 

Absorvente Lavável 

Após o período de maior ajuste do corpo, o seio irá produzir somente a quantidade necessária de leite para o bebê se alimentar, de acordo com a sua demanda. Quando a mamãe perceber que os absorventes descartáveis estão saindo mais ou menos secos, ou então que domoram muito tempo para encher, é o momento de utilizar o absorvente lavável. 

Este absorvente tem várias vantagens claras, a economia é uma delas, mas seu objetivo principal não é a absorção de líquidos e sim proteger o mamilo de fricção com o sutiã, proteger de pequenos vazamentos que possam manchar a roupa, proteger a mama de contaminação e suor, e garantir a higiene da mama. 

Conclusão 

Ambos os tipos de absorvente têm uma importante função, a de mantar as mamas secas o máximo de tempo possível, evitando que o local fique úmido e favoreça o desenvolvimento de fungos no local. 

Utilize o absorvente adequado, no momento correto e você estará poupando dinheiro, constrangimento e principalmente, mantendo seu bebê saudável e bem alimentado. 

Deixe um comentário.

Receba nossas atualizações