Acompanhe o passo a passo de como tirar o leite materno adequadamente e evitar riscos à saúde do bebê

Fazer a ordenha mamária pode ser útil para a mãe, principalmente em duas situações. Uma delas é para fazer uma doação a um banco de leite, enquanto a outra é para armazenar e oferecer o líquido à criança em um momento que a mãe não pode amamentar no peito diretamente.

Porém, uma dúvida frequente das mães nessa situação é como tirar o leite materno de forma correta. Isso porque existem várias questões que devem ser cuidadas para que a bebida não se contamine ou estrague. Para entender melhor esse processo, confira o passo a passo a seguir de como tirar leite materno.

  1. Decida como tirar leite materno: por ordenha manual ou com o auxílio de um extrator 

Para tomar essa decisão, é importante levar em consideração quais são as prioridades na hora da ordenha.

A extração manual normalmente é mais demorada e exige que a mulher permaneça apertando o seio para a saída do líquido. No entanto, o benefício dessa técnica é que ela não exige adquirir nenhum equipamento.

Por outro lado, a ordenha com o auxílio de uma bombinha elétrica exige um investimento inicial para comprar ou alugar o produto. Porém, facilita muito a vida da mamãe, permitindo que ela retire o líquido enquanto descansa ou faz outras atividades.

  1. Atenção para a higiene dos materiais e das mamas

Para descobrir como tirar leite materno sem contaminá-lo, deve ter atenção na limpeza de todos os itens envolvidos no processo.

Lembre-se de lavar as mãos e as mamas com água e sabão antes do início da ordenha. Dessa forma, evita-se a contaminação do alimento com microrganismos que podem estar na pele e serem prejudiciais ao bebê.

Também é essencial ter atenção à higiene dos potes em que o líquido será armazenado. A indicação é que sejam potes de vidro e podem ser os que a mãe já tenha em casa mesmo, desde que retire os rótulos ou adesivos do recipiente e ele esteja limpo e seco antes de iniciar o enchimento. 

Vale lembrar que caso a mulher vá utilizar um extrator de leite, seja manual ou elétrico, é essencial a limpeza adequada dele também. Assim, siga as orientações de higiene do fabricante do produto, para que o processo seja mais eficaz.

  1. Como tirar leite materno?

Algumas dicas podem ser muito úteis no momento de fazer a ordenha em si. A primeira delas é massagear as mamas com a ponta dos dedos, visto que esse processo ajuda na descida do leite, facilitando a retirada.

Se a ordenha mamária for manual, é importante conhecer os seguintes passos de como tirar leite materno:

  • Com uma das mãos, segure o recipiente limpo perto da aréola do seio (parte mais escura da mama);
  • Com a mão livre, posicione o polegar acima da linha em que termina a aréola;
  • Posicione o indicador e o dedo médio na parte de baixo da aréola;
  • Faça pressão com os dedos e empurre levemente para trás, em direção ao corpo, até que saia o líquido;
  • Descarte os primeiros jatos, para evitar a contaminação do líquido por microrganismos;
  • Para esvaziar todas as partes da mama, vá mudando a posição dos dedos, girando ao redor da aréola;
  • Ao terminar a coleta, feche bem o frasco e se atente aos seguintes tópicos importantes para o armazenamento correto.
  1. Armazenamento do leite materno

Um outro ponto essencial para saber como tirar leite materno, é guardá-lo de forma correta. Para isso, alguns passos devem ser seguidos. 

O primeiro deles é colocar uma etiqueta ou fita adesiva nos frascos de armazenamento com a data e a hora em que o líquido foi extraído. Isso é essencial, visto que o leite materno armazenado possui data de validade. 

Também é necessário que os frascos, bem fechados, sejam guardados na geladeira ou no freezer imediatamente após a ordenha. Para decidir em qual dos dois armazenar, leve em consideração as datas de validade:

  • O frasco armazenado na geladeira, em temperatura de até 5°C, possui validade de até 12 horas. Dentro desse período, o leite pode ser oferecido à criança sem riscos de contaminação.
  • Já o pote que for guardado no freezer, em temperatura máxima de -3°C, pode permanecer por até 15 dias e ser descongelado para dar ao bebê.
  1. Consumo do leite que foi armazenado

A última dica para aprender a como tirar o leite materno de forma eficiente, é descobrir como fazer o consumo do líquido guardado sem oferecer risco à saúde do bebê.

Assim, o primeiro passo é conferir a etiqueta de cada frasco armazenado e verificar se ainda está dentro do período de validade do alimento (12 horas para potes na geladeira e 15 dias para potes no congelador).

Após fazer essa verificação, se o leite estiver na geladeira, basta deixá-lo atingir a temperatura ambiente ou esquentá-lo levemente em banho maria.

Caso o consumo seja de um pote guardado no congelador, coloque o frasco em uma panela com água, aquecendo um pouco, mas sem deixar ferver. Quando a água já estiver quente (cerca de 40°C), desligue o fogo e deixe o frasco descongelar ali dentro. Logo depois, ofereça o leite materno à criança.

Leave a comment