Descubra como armazenar o leite materno em casa de forma fácil e prática

O período de amamentação envolve muitas descobertas para as novas mamães e uma das dúvidas mais comuns é como armazenar o leite materno adequadamente. 

Essa questão é importante por vários motivos, já que o leite retirado pela mãe pode ser usado para alimentar o bebê em um momento posterior ou até mesmo para doar a um banco de leite.

Se você tem dúvidas sobre o armazenamento do leite materno ou ainda não sabe porque é importante tirar e guardar o leite, fique atento aos próximos tópicos.

Qual a importância de saber como fazer o armazenamento do leite materno?

Em primeiro lugar, é importante entender a importância da amamentação e porque é necessário saber como armazenar o leite materno. Isso ainda gera muitas dúvidas, visto que algumas mães ainda não estão acostumadas com essa prática.

Os motivos para tirar o leite e guardá-lo são diversos, como você verá no próximo item. Porém, além de saber fazer a ordenha corretamente, é preciso aprender também a como armazenar o leite materno de forma adequada.

Isso porque ao ser deixado em temperatura ambiente por muitas horas, o leite materno pode acabar estragando. Além disso, se não forem usados frascos ideais e corretamente higienizados, o líquido pode acabar se contaminando.

Assim, para cuidar da saúde do seu bebê, é essencial saber como armazenar o leite materno. Dessa forma, você não corre o risco de dar um leite estragado ao seu filho, ou sua filha, e ainda aproveita de todos os benefícios de ter leite guardado.

Quais os benefícios de ordenhar e saber como armazenar o leite materno?

As técnicas de como armazenar o leite materno são muito simples, porém é preciso entender a importância disso. 

A maioria das mães optam por amamentar o bebê diretamente no peito e, sem dúvidas, essa é a forma mais adequada de alimentá-lo. Por isso, muitas pessoas ainda não entendem porque é importante fazer a ordenha com um extrator de leite seja manual ou elétrico e saber como armazenar o leite materno. 

Isso pode ser explicado facilmente ao se considerar que muitas mães precisam voltar a trabalhar, por exemplo, antes dos primeiros 6 meses de vida do bebê. 

Como os órgãos de saúde aconselham fazer a amamentação exclusiva até os 6 meses, é importante ter uma forma de alimentar o bebê durante o dia com o leite da mãe, mesmo quando ela estiver ausente. 

Isso porque o leite materno é a fonte de todos os nutrientes que o neném precisa.

Assim, fazer a ordenha e saber como armazenar o leite materno corretamente é a solução nesses momentos. Outras razões para tirar e armazenar o leite são:

  • Aumentar ou manter produção de leite por mais tempo;
  • Mães que estão com mastite, fazer a retirada do leite mais vezes ao dia ajuda no tratamento;
  • Alimentar os bebês que não conseguem pegar o peito, independente do motivo. Nesses casos você deve também saber como armazenar o leite materno;
  • Armazenar e oferecer ao bebê quando a mãe está ausente, visto que nem sempre é possível que a mulher esteja 24 horas ao lado do neném;
  • Fazer doação a um banco de leite.

Em todas essas situações, saber como armazenar o leite materno pode ser a melhor solução.

Como tirar o leite?

A retirada do leite, também chamada de ordenha, pode ser feita de duas formas: manual ou com a ajuda de um equipamento.

A ordenha manual pode ser feita de forma simples e em qualquer lugar. Isso pode ser feito para esvaziar um pouco as mamas caso o leite esteja vazando ou também em casa, para guardá-lo. Nesse último caso, é essencial saber como armazenar o leite materno.

Já a ordenha com auxílio de equipamento precisa de um investimento inicial, ou existe opção no mercado que é o aluguel de bombinha de tirar leite que pode valer muito a pena. Algumas bombinhas de tirar leite inclusive já vem com o frasco próprio, auxiliando na etapa de como armazenar o leite materno.

Preparação para a ordenha do leite

Ao decidir fazer a ordenha do leite, deve-se tomar cuidado em vários detalhes, como a higiene dos seios e dos frascos e também saber como armazenar o leite materno.

Higiene dos materiais

O primeiro passo na preparação para tirar o leite, e saber como armazenar o leite materno, é fazer a esterilização dos frascos. A higiene deve ser feita da seguinte forma:

  • Separe um recipiente, (de preferência deve ser feito de vidro);
  • Retire rótulos, adesivos ou papéis que estejam no frasco ou na tampa;
  • O frasco e a tampa devem ser colocados em uma panela, cobrindo-os com água;
  • Deixe ferver por 15 minutos, a partir do início da fervura;
  • Retire-os da água e coloque-os virados com a boca para baixo sobre um pano. Evite secar dentro do frasco, deixando que ele escorra naturalmente;
  • Não toque do lado de dentro do frasco e nem da tampa, para evitar contaminações.

Todos esses passos também fazem parte da descoberta de como armazenar o leite materno, fique atento!

Higiene da mãe

Um outro passo importante é a mãe cuidar da sua própria higiene, a fim de evitar contaminações do leite. Isso deve ser feito seguindo os passos abaixo:

  • Prender os cabelos ou cobri-los com uma touca ou lenço;
  • Lavar das mãos até os cotovelos com água e sabão. Tome cuidado para enxaguar bem e não deixar resíduos de sabão na pele;
  • Lave as mamas apenas com água;
  • Evite conversar durante a retirada do leite.

Como armazenar o leite materno?

O primeiro passo para saber como armazenar o leite materno é colocar uma etiqueta no frasco, assim que acabar a ordenha. 

Nessa etiqueta deve estar a hora e data em que o leite foi retirado. Isso irá ajudar no controle do tempo em que esse leite está guardado, para você não se perder.

Se a intenção for oferecer ao bebê o leite retirado durante as próximas duas horas, pode mantê-lo fora da geladeira. Caso esse não seja o caso, saiba como armazenar o leite materno:

  • Os frascos devem ser colocados, bem fechados, na geladeira ou no congelador imediatamente após a ordenha.
  • Colocar o frasco na geladeira, com uma temperatura média de 5ºC, permite que ele fique guardado por no máximo 12 horas. Após esse período, descarte o leite que tiver sobrado.
  • No congelador, o leite materno pode ficar armazenado por até 15 dias, numa temperatura média de -3ºC.

Se o frasco congelado não estiver cheio e você quiser completá-lo, é bem simples. Basta seguir os seguintes cuidados na forma para o armazenamento.

  • Colocar o leite recém ordenhado sobre o leite já congelado;
  • É importante não encher completamente o frasco, deixando uma altura equivalente a dois dedos sobrando. Isso evita que ele se quebre no congelador.
  • A data na etiqueta do frasco deve ser a que se refere ao primeiro leite retirado, para evitar que ultrapasse os 15 dias.

Assim, é possível perceber que saber como armazenar o leite materno é muito simples e útil para as mamães. Tome todos esses cuidados e cuide da saúde do seu bebê.

Leave a comment