Saiba todos as etapas do desenvolvimento do bebe mês a mês e descubra como estimular esse processo

O desenvolvimento do bebe mês a mês é sempre uma dúvida para as mães, principalmente as de primeira viagem. Isso porque algumas etapas do desenvolvimento do recém nascido, até os primeiros anos de idade, costumam ser bem parecidas.

Assim, descobrir quais são os pontos principais da evolução de uma criança tem se tornado cada vez mais importante, para que as mamães consigam ter noção se o seu bebê está crescendo de forma saudável e no tempo correto.

Para entender um pouco sobre o desenvolvimento do bebê mês a mês, nada melhor do que separar esse período pelas fases de maior desenvolvimento. Isso porque, ao nascer, muitas funções do organismo do neném ainda estão em formação. 

Por isso, os primeiros meses, até os dois anos de idade, são fundamentais para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Lembrando sempre o principal fator que é a importância da amamentação para um crescimento forte e saudável..

Quais os passos mais notáveis do desenvolvimento do bebe, mês a mês?

Alguns detalhes na adaptação ao ambiente e no desenvolvimento do bebe mês a mês são mais evidentes. Assim, observar esses pontos é muito importante para relatar ao pediatra, nas consultas de rotina, caso haja algum atraso significativo em alguma etapa.

Primeiro mês

Nessa etapa, o sono do bebê é o que mais chama atenção. Isso porque boa parte do dia ele passa dormindo e, apesar de parecer assustador de início, é completamente normal.

Ao final do primeiro mês, também é comum que seu filho já apresente alguns avanços no desenvolvimento motor, como tentar levantar a cabecinha quando está deitado de bruços. Entretanto, ainda é muito comum que ele faça movimentos involuntários dos braços e pernas em diversas situações, como quando está deitado.

O desenvolvimento do bebe mês a mês mostra que cada semana traz novas descobertas para a criança. Nesse período, apesar da visão ainda ser muito limitada, a audição já está bem desenvolvida.

Por isso, conversar com o bebê é essencial desde o início, sendo que no primeiro mês ele já é capaz até mesmo de reconhecer a voz da mãe.

Segundo mês

Aqui, a visão já começa a estabilizar mais e o bebê já consegue fixar um pouco o olhar. O segundo mês também é importante para o desenvolvimento motor, com o neném começando a firmar a cabecinha e ter movimentos das mãos mais precisos, por exemplo.

Terceiro mês

Normalmente é no terceiro mês que as mamães se derretem, pois é onde surge o primeiro sorriso. Esse acontecimento é importante, pois mostra, também, que o desenvolvimento afetivo está indo muito bem.

Nessa fase, o bebê é capaz de acompanhar a mãe com os olhos e também de segurar objetos. Outro ponto marcante é o começo dos sons emitidos pela criança, além do choro, é claro! Aqui, o bebê já começa a se comunicar e a reagir com sons a todas as conversas e brincadeiras.

Quarto e quinto mês

É comum que a parte motora evolua muito nessa etapa do desenvolvimento do bebe mês a mês. Isso porque ela já deve conseguir alcançar objetos de interesse que estejam a pequenas distâncias, além de já conseguir rolar quando está deitado.

Ele também já é capaz de interagir melhor com o ambiente e de reconhecer a localização de algum som. É comum que eles se virem para olhar ao ouvir a voz da mãe, por exemplo.

Sexto mês

Essa é a fase que normalmente o bebê baba bastante. Isso porque os dentinhos estão nascendo e esse processo pode ser bastante incômodo para o bebê.

Logo, ele tentará colocar a maior parte dos objetos na boca e é importante ficar atento. Estimule esse processo oferecendo brinquedos mordedores próprios.

É comum também já conseguir se sentar com ajuda de alguém e firmar um pouquinho mais o corpo.

Sétimo mês ao primeiro ano

Nesse período, o desenvolvimento do bebe mês a mês costuma variar bastante. É aqui que eles normalmente costumam começar a falar as primeiras palavras e a dar os primeiros passos.

Entretanto, o mês exato que isso vai acontecer não é certo e muitas crianças podem inclusive começar a andar após o primeiro aniversário. Não se preocupe mamãe, isso é normal!

O mais importante aqui, assim como nas outras fases do desenvolvimento do bebe mes a mes, é estimular a interação dele com o ambiente, converse bastante com seu bebê e sempre que puder segure as mãozinhas para ajudá-lo a andar (o uso de andadores pode ser uma alternativa).

Estimulando o desenvolvimento do seu bebê

O mais importante para o desenvolvimento do bebe mes a mes, é saber como ajudá-lo nesse processo. Para isso, fique atento a cada fase do crescimento e crie atividades dinâmicas que estimulem aquela determinada função do organismo.

Desde o início, é essencial estimular a visão, colocando brinquedos de cores fortes perto da criança e conversando sempre de pertinho com ela. Outro ponto importante para o recém nascido é sempre ouvir a voz da mãe.

Deixar a criança por perto enquanto conversa com outras pessoas também permite que ela aumente seu vocabulário e tenha mais facilidade em falar. Além disso, tente sempre conversar com ela sobre coisas básicas do dia a dia, aos poucos ela começa a reagir às interações com mais afinco.

Estimular o desenvolvimento motor durante os primeiros meses também é muito importante. Isso pode ser feito colocando brinquedos a uma curta distância, para que a criança tenha a intenção de pegá-los. Lembre-se sempre de fazer isso em locais que não exista risco de queda ou com objetos perigosos por perto.

Por fim, é importante ressaltar que nem todas as crianças seguem exatamente esse padrão descrito e isso é muito normal! Se você tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do bebe mês a mês ou se acha que seu filho está atrasado em alguma fase, converse com um pediatra e se informe.

Se você gostou da matéria da Baby Central, compartilhe e comente com a gente!

Leave a comment