Uma parte importante e crucial para todo o processo de armazenamento de leite materno é o processo de descongelamento ou aquecimento. Muitos são os casos onde todo o trabalhão que deu para extrair e armazenar o leite se perde em questão de segundos.

Como fazer

Geralmente o descongelamento é feito lentamente deixando o leite pelo menos 12 horas antes da utilização no refrigerador. Após isso, encha uma vasilha com água quente e coloque o frasco, em alguns minutos o leite estará pronto para consumo. Leite materno deve ser descongelado em banho-maria.

Caso não tenha se planejado para retirar o frasco do congelador, o mais aconselhável e seguro é água corrente quente ou em uma tigela com água quente, porém este processo pode tardar mais. Quando o leite estiver somente refrigerado este processo deve durar no máximo 3 minutos. Caso esteja congelado, pode demorar até 20-30 minutos dependendo da quantidade de leite. Mantenha o recipiente fechado para evitar contato com a água ou o desperdício.

Em casos de urgência

Em casos excepcionais e de urgência, descongele diretamente na panela em banho-maria lembrando que o leite deve estar a temperatura máxima de 36° Celsius (temperatura corporal), portanto NUNCA deixe a água ou leite ferver. Controle a temperatura da água ao mesmo tempo em que mexe em movimentos circulares o frasco e o leite que está dentro dele. Este movimento garante que o leite descongelará/aquecerá de maneira uniforme e evita que ele estrague (além de acelerar o processo). Sempre mexendo o líquido, verifique constantemente a temperatura colocando a mão ao redor do frasco. Quando estiver “quentinho” ao toque, interrompa o aquecimento.

NÃO UTILIZE O MICRO-ONDAS!

O micro-ondas irá reduzir ou eliminar alguns importantes componentes/nutrientes do leite, além de limitar a sua capacidade de controlar a temperatura e descongelamento.

Sabemos que é super difícil executar todo este processo, ainda cuidar do bebê e outras atividades que tomam muito a atenção e tempo da mãe, pai e familiares. Para isso, recomendamos a utilização de um aquecedor elétrico com temporizador e temperatura controlada. Eles facilitam e garantem segurança para o processo, além de evitar que o tão valioso leite se perca.

Algumas regrinhas a serem seguidas:

  • O primeiro leite tirado deve ser o primeiro a ser utilizado;
  • Você pode complementar o frasco com novas tiradas de leite, porém você deverá se atentar a primeira data de validade. Esta deverá ser a data limite, mesmo com leite mais recente sendo incluído;
  • Depois de descongelado o leite deve ser utilizado em 2-3 horas;
  • É comum e normal o leite se separar em camadas de gordura e outros líquidos. Para que ele volte a se homogeneizar mexa em movimentos circulares, sem chacoalhar muito;
  • Caso o bebê não tome todo o leite o mais seguro é que ele seja descartado, leite descongelado não pode ser congelado novamente.
leite materno

Fonte: American Center for Disease Control and Prevention

Para as mamães que precisam de produtos voltados para amamentação, na loja da Baby Central você encontra tudo o que precisa!

Deixe um comentário.