Descubra quais os melhores alimentos e o que não pode comer quando está amamentando

O período de amamentação é um momento de descobertas tanto para a mãe, quanto para o bebê. E consumir alimentos ricos em nutrientes é extremamente importante para a saúde da mamãe e do bebê. Seja durante a gravidez ou após o nascimento. Mas, o que não pode comer quando está amamentando?

Portanto, nessa fase é comum o aparecimento de algumas dúvidas típicas, principalmente nas mães de primeira viagem.

Mas, fique tranquila aqui no Blog da Baby Central, iremos te ajudar a fornecer o melhor alimento e cuidado para que seu bebê cresça forte e saudável.

Há alguma restrição alimentar durante a amamentação?

Uma dúvida muito comum das mães em período de amamentação ou enquanto amamenta é se há algum tipo de alimento que deve ser evitado.

Apesar de não ser proibido o consumo, é importante que a mãe evite alguns alimentos e observe a reação do bebê caso essas comidas sejam consumidas.

Isso acontece porque o consumo de algumas substâncias, como o álcool, pode interagir diretamente com a produção do leite , e até mesmo reduzir a sua quantidade por um tempo. 

Além disso, essas substâncias passaram para o aleitamento materno, sendo ingeridas pelo bebê na amamentação. Esse fato não é o ideal, já que o organismo do bebê ainda não está preparado para digerir alguns tipos de alimento e isso pode causar algum tipo de irritação.

O que não pode comer quando está amamentando? 

Sabendo que ter uma alimentação saudável é prioridade para a mulher gestante. Sendo, todo alimento que a mãe consome chega de alguma forma ao leite materno. Portanto Ficar atenta aos tipos de alimentos ingeridos! Os alimentos que normalmente requerem maior atenção são:

Bebidas alcoólicas

O ideal é que o consumo de álcool seja totalmente restrito, pelo menos, até os três meses de vida do bebê. Dos três aos seis meses, ainda é ideal que se evite o consumo dessa substância.

Isso acontece porque pequenas quantidades de álcool que passam pelo leite podem prejudicar a saúde do seu filho, já que o organismo dele não consegue digerir o álcool corretamente.

Além disso, o álcool estimula a diurese, ou seja, faz eliminar muita água pelo xixi. Isso causa desidratação na mãe e reduz a produção do leite.

Após os 6 meses de idade, o consumo de baixas doses de álcool já é permitido.

Entretanto, é importante que evite amamentar a criança durante todo o período em que o álcool gasta para ser eliminado do corpo da mãe.

O tempo para a eliminação é de 2 horas para cada dose de bebida alcoólica que ingeriu.

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Café

A ingestão de altas doses de xícaras de café por dia é prejudicial.

Principalmente, os primeiros meses da amamentação, evitar! Ao passar para o leite materno e ingerido pelo bebê, a cafeína pode agir deixando-o agitado e sem sono. 

Além de isso não ser bom para a criança, também não é bom para os pais. Caso a mamãe não consiga ficar sem tomar um cafezinho, fique atenta a quantidade e tente reduzir a quantidade ingerida diariamente.

Uma dica importante é observar a reação do bebê após amamentar.

Se ele perdeu o sono, se está mais agitado e estressado. Isso pode ser uma boa indicação para reduzir a ingestão de cafeína.

Adoçantes

O uso dessas substâncias na amamentação pois é sempre uma dúvida. Isso porque estudos científicos têm divergido um pouco quanto aos malefícios do adoçante no leite materno.

Por isso, caso não seja possível evitar o uso, consulte uma pediatra e tire suas dúvidas quanto ao consumo frequente de adoçantes.

Mamães evitem esses alimentos

Além desses alimentos mais comuns, o que não pode comer quando está amamentando.

A ingestão de alguns outros tipos deve ser sempre observada. Um exemplo são os alimentos que costumam causar gases, como feijão, ovo, repolho, couve-flor e batata doce.

Nesses casos, o consumo dessas comidas pela mãe durante a amamentação pode aumentar as cólicas do bebê. Assim, sempre que comer uma dessas coisas, fique atento se após as próximas mamadas o bebê reclama de cólica.

Caso isso ocorra o ideal é tentar descobrir qual foi o alimento que provavelmente causou isso e evitar seu consumo.

Repita essa ação após a mãe ingerir alimentos que costumam causar alergias, como produtos lácteos como, leite, iogurtes e derivados, ovo, amendoim e camarão.

Fique atenta se a criança apresenta alguma coceira, vermelhidão ou diarreia.

Qual o tipo de alimentação ideal durante o período de amamentação?

Nada é tão essencial para alimentar o bebê como o leite materno. Porém, muitas mães têm dificuldade em retirar o leite do peito.

O produto mais utilizado pelas mamães, que auxilia na amamentação e retirada de leite é a bombinha para tirar leite. Possibilitando praticidade, agilidade e garantindo a alimentação maternal, para que cresça fortalecido e saudável.

A alimentação equilibrada e hidratação é fundamental para as mamães! Alimentos como frutas e vegetais vão fornecer nutrientes essenciais para o leite materno.

Além disso, ingerir água em quantidades suficientes para o seu organismo é um ponto crucial. A maior parte do leite materno é composto por água e, caso a mãe beba pouca quantidade diariamente, pode haver uma redução da produção de leite para alimentar o bebê podendo prejudicar o seu filho.

Por fim, lembrar que mais importante do que se proibir de consumir algo, é observar a reação do bebê após as mamadas.

E sempre consultar um profissional de saúde e fazer o acompanhamento regular com sua médica ou médico de confiança!

Aqui na Baby Central você também encontra informações confiáveis sobre outras dúvidas relacionadas aos cuidados com seu filho.

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Portanto, para auxiliar e orientar as mamães, a Baby Central conta com uma grande diversidade de produtos para otimizar esses momentos tão marcante e lindo que é a amamentação de um filho.

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